Big Linux 5

Olá pessoal, peço desculpas aos nossos leitores, já faz um tempo que a nossa página não tem sido atualizada.

Pra da inicio aos posts vamos começar pelo lançamento da versão Beta do Big Linux 5 que será lançado a versão final em no máximo 2 meses.

Abaixo temos as descrições postada no fórum pelo Bruno, o desenvolvedor do projeto  Big Linux  www.biglinux.com.br

Como a votação no fórum escolheu estamos de volta ao KDE4, pessoalmente depois de algumas semanas no Gnome eu também estava querendo o KDE4 de volta.

Mas algumas partes boas do Gnome foram aproveitadas, instalação e atualização de programas e sistema de som.

Estamos utilizando um Firefox com patchs do Suse para se integrar muito bem ao KDE.

O Br-Office.org já possui as melhores extensões instaladas, como a correção gramatical e integração com o Google Docs.

Uma atenção toda especial foi dada a parte de reprodução de vídeos, em meus testes sequer existe necessidade de instalação do w32codecs. Para reprodução de vídeos on line e DVDs contamos com o Totem, para outros vídeos o SMPlayer.

Um dos principais destaques está na conversão de vídeo, O Big Converter. Nunca encontrei um programa que tivesse os recursos que eu esperava para essa função, portanto agora temos o nosso, criado com a colaboração do Klaos, nessa versão ainda gera videos em poucos formatos, mas em breve terá compatibilidade com diversos outros formatos. Conta com recursos como redimensionar, embutir legenda, ajuste de brilho e cor, extração de áudio…

O Centro de Controle Big recebeu mais opções, e uma aba nova que ajuda bastante os novos usuários por conter explicações para coisas básicas como conectar à internet.

O suporte a conexão discada parece estar completo, contando com os mesmos drivers que estavam disponíveis no BigLinux 4.2.

Diversas melhorias menores que ajudam no uso do sistema, por exemplo ao tentar abrir um arquivo .exe é informado que precisa instalar o Wine e pergunta se deseja proceder a instalação, tudo de forma automática.

O desempenho no Live-CD não está dos melhores por incompatibilidades entre a versão do kernel e o sistema de compactação LZMA, porém instalado no HD o desempenho do sistema ficou muito bom, ao menos nos meus testes.

Acredito que estamos na reta final do BigLinux 5, caso não sejam encontrados problemas graves a versão final deve ser lançada no final de janeiro.

Portanto, vamos aos testes. Smile

Mirrrors:
http://www.biglinux.net/biglinux5-beta1.iso
http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-beta1.iso
http://www.las.ic.unicamp.br/pub/biglinux/biglinux5-beta1.iso
http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/biglinux/iso/biglinux5-beta1.iso

md5sum: 7dc12e5af915c656989f02f4b67c350d
Tamanho 692,1 MB

5 comentários

  1. Bom pessoa tenho interesse em ser colaborador deste Blog com alguns artigos de minha autoria, e expor idéias do Ubuntu aqui no Tocantins. Agora sou administrador do Grupo Regional Ubuntu – TO, onde o mesmo faz referência a este blog entao me candidato a ser um editor e ficarei grato em poder coloborar.

    Gtalk: csales18@gmail.com
    Launchpad: Carlos Sales (csales18@gmail.com)

    Grato. e aguardo retorno.

  2. Desculpem pela ignorância. Segundo a mensagem acima, desistiram do Gnome e retornaram ao KDE 4. Quanto ao ICSW, acabei de efetuar o download direto da página da Canonical, parceira da IBM juntamente com a Hed Hath. Basta procurar no Google.
    Perdão.

  3. BEM PESSOAL : BAIXEI E INSTALEI O BIG LINUX 5 BETA E PRINCIPIO ACHO QUE
    REGREDIRAM O BIG LINUX. COM CERTEZA DEVIAM TER MANTIDO A LINHA DO ANTERIOR, LIMPO, RAPIDO, E EFICIENTE, SEM MONTES DE PACOTES A ABAIXAR,

  4. BEM PESSOAL : BAIXEI E INSTALEI O BIG LINUX 5 BETA E A PRINCIPIO ACHO QUE
    REGREDIRAM O BIG LINUX. COM CERTEZA DEVIAM TER MANTIDO A LINHA DO ANTERIOR, LIMPO, RAPIDO, E EFICIENTE, SEM MONTES DE PACOTES A ABAIXAR,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *